Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

# BOTOX para o tratamento da hiperidrose

A aplicação é feita em consultório e de tão rápida permite que o paciente volta a suas atividades logo.

 

 


Como BOTOX atua no tratamento da hiperidrose?

As glãndulas sudoríparas são responsáveis pela liberação de suor e no caso do tratamento da hiperidrose devem ser bloqueadas.
Estas glândulas são estimuladas por fibras que fazem parte do sistema nervoso e que informam as glândulas sudoríparas quando estas dem liberar suor. No entanto, para que a liberação de suor ocorra, é necessário que a glândula seja estimulada através de uma substância chamada acetilcolina.
Botox atua impedindo a liberação da acetilcolina e como consequência a liberação de suor.


Como é feita a aplicação de BOTOX?
Antes de aplicar BOTOX, o médico irá realizar um teste para identificar com precisão a área acometida pela hiperidrose.
Este teste é simples, indolor e realizado com iodo e amido de milho.
Uma vez identificado a área a ser tratada , o médico realiza a aplicação de BOTOX nos pontos demarcados através de injeções intradérmicas ou na pele. A aplicação dura em média 30 minutos.

BOTOX dói?
Nas axilas o procedimento de aplicação é simples, rápido e muitas vezes sem dor. Nas mãos e nos pés o procedimento de aplicação exige o bloqueio anestésico local.
Quais são as áreas mais freqüentemente tratadas?
Com mais freqüência os médicos tratam a hiperidrose das axilas (axilar). BOTOX também é indicado para o tratamento da hiperidrose das mãos (palmar).

Quanto tempo dura o efeito do tratamento com BOTOX?
O que normalmente se observa é um período que varia de 6-9 meses sem que o paciente apresente transpiração ou sudorese excessiva nas áreas tratadas. Alguns pacientes permanecem assim por períodos de até 1 ano após a aplicação. Após este período a re-aplicação é indicada.


O que vai acontecer se eu decidir não aplicar BOTOX novamente?
Os efeitos de BOTOX são reversíveis. BOTOX não causa nenhuma alteração nas áreas tratadas. Portanto se você decidir não aplicar BOTOX novamente, a liberação de suor voltará a ocorrer normalmente e gradualmente retornará aos mesmos níveis observados antes do tratamento.
Poderá ocorrer algum efeito indesejável durante o tratamento com BOTOX?
Qualquer tipo de tratamento pode oferecer efeitos indesejáveis em alguns pacientes. Os efeitos adversos mais comumente observados no tratamento com BOTOX são dor no local da aplicação, fraqueza muscular e vasodilatação.
Alguns pacientes também podem apresentar o que chamamos de hoperidrose compensatória após a aplicação de BOTOX, ou seja, a liberação excessiva de suor em outro local que não foi tratado e que não era acometido anteriormente.
No entanto, todos estes sintomas são transitórios.
Ao persistirem alguns dos sintomas mencionados, consulte o seu médico e o informe
detalhadamente sobre as reações ocorridas e as medidas adotadas até o momento.


BOTOX pode ser aplicado em gestantes?
Não, A segurança do uso de BOTOX em humanos está muito bem comprovada através de vários estudos científicos. No entanto, por cautela, recomenda-se não aplicar BOTOX em mulheres grávidas ou em lactação.

Um comentário:

  1. Tenho uma duvida, esse botox pode ser aplicado quantas vezes quiser ou tem um limite? Qual o preço médio da aplicação?

    ResponderExcluir